O transporte rodoviário interestadual de passageiros nas articulações entre Londrina/PR e São Paulo/SP: aspectos históricos, normativos e operacionais
DOI:
https://doi.org/10.54446/bcg.v8i2.352Resumen
O avanço da cafeicultura rumo ao norte do estado do Paraná a partir do início do século XX resultou na fundação de novos centros urbanos ao longo das áreas ocupadas. Estas novas cidades possuíram desde sua fundação particularidades entre si e se articularam com a capital paulista de formas variadas. Neste contexto algumas articulações emergiram com maior proeminência, sobretudo pela relevância regional que determinadas centralidades na nascente rede urbana do norte paranaense adquiriram – exemplo dessa dinâmica é Londrina, que surge em 1929 e desde então contém conexões constantes com São Paulo. Neste artigo será debatida a participação do transporte rodoviário interestadual de passageiros nas articulações entre Londrina/PR e São Paulo/SP em três itens: o primeiro efetuará uma abordagem histórica acerca das conexões entre as duas cidades; o segundo elencará atributos normativos do transporte rodoviário de passageiros e, finalmente, o terceiro elucidará aspectos operacionais desta circulação de pessoas que demonstram uma faceta importante das articulações entre as centralidades londrinense e paulistana.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Boletim Campineiro de Geografia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A revista é regida pela licença Creative Commons - Atribuição 4.0.